Vocação do leigo

23-08-2010 12:12

Dentro da programação do mês vocacional, o último domingo (22) foi dedicado aos cristãos leigos, aqueles fiéis que assumiram a missão recebida no batismo e anunciam o Evangelho nas suas realidades cotidianas.

Em artigo publicado na edição passada do jornal O São Paulo, o cardeal-arcebispo de São Paulo, dom Odilo Scherer, afirma que os cristãos leigos e leigas “são todos os membros da Igreja que vivem sua fé e sua consagração batismal nas condições ordinárias da vida: na família, nas profissões, no mundo da cultura ou exercendo responsabilidades sociais”.
 
“É esse imenso povo de Deus presente em todo o tecido social, permeando-o com o sal e fermento do Evangelho e irradiando sobre as realidades deste mundo a luz de Cristo, que ilumina sua própria vida”, diz dom Odilo.
 
No entanto, nem todos os fiéis leigos poderiam estar empenhados em alguma pastoral, lembra ele: “Porém, a vocação primordial dos fiéis leigos é testemunhar a novidade do Reino de Deus no ‘mundo secular’, lá onde a Igreja não está presente de forma institucional”.

 “A vida na comunidade eclesial, as celebrações litúrgicas e as organizações eclesiais são momentos e espaços necessários para o cultivo e a alimentação da fé, para o suporte e o preparo para a ação no mundo; toda a vida do cristão leva à Eucaristia e, dela, tira sua força toda a fecundidade para a vivência apostólica diária”, explicou o cardeal-arcebispo.

Fonte: Zenit