Serviço concreto a outros é caminho à vida eterna, diz o Papa Bento XVI

26-09-2010 14:32

.- Ao presidir neste meio-dia a oração do Ângelus no Palácio Apostólico de Castel Gandolfo, o Papa Bento XVI disse que o caminho à vida eterna, para Deus, é o amor, que não é um sentimento mas o serviço aos outros na caridade de Cristo.

Diante de milhares de fiéis presentes em Castel Gandolfo o Santo Padre se referiu ao evangelho deste domingo sobre o rico e o pobre Lázaro: "o primeiro vive no luxo e no egoísmo e, quando morre, acaba no inferno. Enquanto que o pobre, que se alimentava com o que caía da mesa do rico, quando morre é levado pelos anjos à morada eterna de Deus e dos Santos".

Seguidamente o Papa recorda: "‘Bem aventurados os pobres, porque seu é o Reino de Deus’, havia proclamado o Senhor aos seus discípulos, mas a mensagem da parábola vai além, nos recorda que, enquanto estamos neste mundo, devemos escutar o Senhor, que nos fala mediante as Sagradas Escrituras, e devemos viver segundo sua vontade. Pois, se não o fizermos, depois da morte será muito tarde para arrepender-se".

O Papa ressaltou logo que "esta parábola nos diz duas coisas: a primeira é que Deus ama os pobres e os eleva de sua humilhação. A segunda é que nosso destino eterno está condicionado por nossa conduta. Corresponde-nos seguir o caminho que Deus nos mostrou para alcançar a vida e este caminho é o amor, não entendido como sentimento, mas como serviço aos outros, na caridade de Cristo".

Ao recordar que esta segunda-feira se celebra a memória litúrgica de São Vicente de Paula, Padroeiro das organizações caritativas católicas e de cuja morte ocorreu há 350 anos, o Papa evocou este sacerdote que impulsionado pelo amor a Cristo deu vida a grupos de mulheres que entregavam suas próprias vidas e seus bens ao serviço dos marginados na França dos 1600.

Em particular, Bento XVI recordou Santa Luisa de Marillac, que junto com São Vicente fundou as Filhas da Caridade, primeira congregação feminina que viveu sua consagração ‘no mundo’, em meio do povo, com os doentes e necessitados.

Fonte: ACIdigital