Agora chegou a Salvação

01-12-2010 09:25

“Agora chegou a salvação, o poder e a realeza de nosso Deus, assim como a autoridade de seu Cristo, porque foi precipitado o acusador de nossos irmãos, que os acusava dia e noite, diante de nosso Deus” (Ap 12, 10).

Quando orava perguntando ao Senhor sobre o que Ele queria nos falar esta semana, senti a forte moção de ler o capítulo 10 do Livro do Apocalipse. Nessa passagem, somos lembrados de que o Acusador nos acusa dia e noite diante de nosso Deus, mas que temos em Jesus, no poder do seu sangue derramado por nós e no poder do seu eloquente testemunho, isto é, no poder da sua Palavra, quem nos defende.

Certa vez ouvi uma psicóloga cristã falando sobre o sentimento de culpa. Ela dizia que uma pessoa que se sente culpada por não ter agido de forma diferente no passado está, na verdade, sentindo remorso, pois quem não sente remorso jamais pensa que poderia ter agido de forma diferente, pelo contrário,procura encontrar argumentos para justificar a maneira como agiu. Ela disse também que se a pessoa soubesse no passado o que sabe hoje, provavelmente teria agido de forma diferente, então não adianta se culpar com base no que sabe hoje. Hoje olhamos para o passado com base no ensinamento de vida que recebemos pelas coisas que aconteceram, justamente para nos ajudar a crescer.

Outra vez, ouvi um pregador dizendo que a culpa não leva a lugar nenhum, pois a culpa vem carregada de acusação e o Acusador encontra na culpa uma maneira de destruir a pessoa, como fez com Judas Iscariotes. Dizia esse pregador que o remorso, por outro lado, leva a pessoa à conversão, pois quem sente remorso não volta a cometer o mesmo erro, como fez Pedro, que nunca mais negou Jesus e chegou a morrer crucificado para dar testemunho Dele.

Se você está se culpando por algo que fez no passado, não se deixe enganar por aquele que nos acusa dia e noite diante de nosso Deus, mas volte-se para Aquele que nos defende, Aquele que derramou até a última gota de seu sangue para nos justificar: “Mas ele foi castigado por nossos crimes, e esmagado por nossas iniquidades; o castigo que nos salva pesou sobre ele” (Is 53, 5).

Se sentimos remorso por algo que fizemos e que não podemos mais reverter, confessemos nosso pecado e peçamos a Jesus a graça de não mais cometer o mesmo pecado. Ele vai interceder por nós como fez com Pedro: “Simão, Simão, eis que Satanás vos reclamou para vos peneirar como o trigo, mas eu roguei por ti, para que a tua confiança não desfaleça; e tu, por tua vez, confirma os teus irmãos” (Lc 22,31). Foi graças à intercessão de Jesus que Pedro pode se arrepender e se converter para não mais cometer o mesmo erro. Jesus fará isso por nós também se lhe pedirmos. Além disso, podemos sempre reivindicar o sangue derramado por Jesus na cruz para nos justificar.

Quando redigia este texto, interrompi para ir à missa. Durante a missa, depois da comunhão, o Senhor falava ao meu coração que da mesma forma que Ele nos defende e nos perdoa, nós devemos também defender uns aos outros e não acusar; devemos perdoar e justificar como Ele faz conosco.

“Mas estes venceram-no por causa do sangue do Cordeiro e de seu eloquente testemunho” (Ap 12, 11a).

Maria Beatriz Spier Vargas
Secretária-geral do Conselho Nacional da RCCBRASIL