Agir com fé, baseado na Palavra

09-02-2011 22:02

A última pregação do Encontro Nacional de Formação para Coordenadores e Ministérios tratou de um assunto muito especial para a vida do nosso Movimento: as Moções Proféticas. Confira um resumo das moções que a secretária-geral do Conselho Nacional da RCCBRASIL, Maria Beatriz Spier Vargas.

Ela iniciou a sua pregação lembrando quantas graças foram alcançadas a partir da moção de “portas abertas” que orientou muitas atividades do Movimento no ano passado. Relembrou que a graça das portas abertas foi inaugurada no ano passado e que ainda continua sobre nós.

Após essa contextualização, Beatriz passou a meditar com os participantes a temática para 2011: “Por causa da Tua Palavra, lançaremos as redes”. Com base no texto capítulo cinco do evangelho de São Lucas, os participantes foram exortados a basear suas ações na Palavra de Deus. “Nessa passagem, Pedro não age baseado nas evidências ou s suas experiências anteriores, mas unicamente na Palavra”, afirmou.

Continuando a reflexão sobre o texto bíblico, a secretária geral do Conselho pontuou dois trechos significativos. O primeiro ponto abordado é o fato de Jesus pedir para Pedro pescar em um local que aparentemente não tem peixe, sobre isso concluiu: “Jesus é capaz de trazer à existência coisas que não existem. Ele torna visível o invisível.”

O segundo ponto é o pedido do Senhor a Pedro: “faze-te ao largo”. Ela explicou que a expressão é um convite para irmos mais fundo e deixar de sermos rasos e superficiais para assim, enfrentarmos os desafios da vida na profundidade da fé, com uma adesão profunda à Cristo.

Na sequência, Beatriz contou que em uma reunião do Conselho Nacional, os conselheiros perceberam que as moções e profecias se repetiam, que Deus estava falando as mesmas coisas, apenas com palavras diferentes. Depois de refletirem sobre a questão, as organizaram as moções em quatro princípios de vida: consciência da identidade, praticar o bem, busca pela verdade e viver a partilha. Antes de explanar sobre cada um dos pontos, ela reforçou a importância desses princípios: “A Palavra nos ajuda a saber quem realmente somos em Deus”.

Consciência da identidade
Deus quer reforçar em nós a identidade de filhos de Deus, resgatar a nossa dignidade, pois somos destinados a viver no amor de Cristo, antes do nosso nascimento. “O mundo nos propõe um imagem caricata,destorcida, ridicularizada. Se temos uma convicção interior de quem somos em Deus, ninguém pode roubar a nossa imagem e semelhança com Ele”, afirmou. Beatriz também explicou que Deus quer fortalecer nossa identidade batismal que nos faz entender que somos enviados a evangelizar no poder no Espírito Santo

Princípio do bem
Com base no Salmo 36, o Senhor nos ensina a usar a prática do bem como arma para vencer todas as tribulações. Beatriz testemunhou situações em que se esforçando para fazer o bem, passou pelas dificuldades sem ficar com cicatrizes no coração. Ela também falou sobre a relação entre a verdadeira liberdade e a prática do bem, da justiça e da obediência: “quanto mais praticar o bem, mais a pessoa se torna livre”.

Princípio da verdade
O princípio da verdade nos fala sobre a necessidade de banirmos toda a mentira e ilusão da nossa vida e termos sempre o “colírio da verdade” nos nossos olhos para enxergarmos a realidade. Beatriz citou o papa Bento XVI que fala: “a força de um líder é encontrar aquele que é a Verdade e reproduzir essa verdade dentro de si e nos seus relacionamentos”. Comentando a fala do papa ela afirmou: “a partir do encontro com Cristo,precisamos desenvolver um caráter firme, sincero e verdadeiro”.

Princípio da partilha
Ao falar sobre esse princípio, Beatriz citou a pregação de Márcio Zolin na qual foi anunciado o “Projeto Atos 4”, que prevê  a partilha com as dioceses de todos os recursos arrecadados pela RCCBRASIL. Ela complementou falando que não devemos partilhar apenas recursos financeiros, mas tudo o que recebemos.

No fim da pregação, Beatriz retomou o tema do ano profetizou: “Deus quer nos dar uma nova chance e nos dá um princípio de fortalecimento: vamos pescar nos lugares onde nunca teve peixe”.