LÍDERES MAL EDUCADOS E A FALTA DE AUTORIDADE

02-09-2010 10:49

 

"Liderar é conseguir que as pessoas acreditem naquilo que você já vive. Teorias, nos planos de Deus, voam no vento" (Regras Beatitudes)


Talvez este seja um dos piores tumores na humanidade: a falta de educação. Pior ainda e mais permissivo quando um mal educado assume um ofício de destaque na Igreja.


Quer saber como realmente é uma pessoa? Dê poder ou jogue banco imobiliário com ela. Impressionante como as coisas são "estranhas" na vida de quem dirige, coordena ou lidera.


"Estar a frente" de alguma coisa, principalmente na Igreja, não significa que devo tratar pessoas com deselegância ou falta de educação.


Obviamente, não é para adular as pessoas, nem tão pouco encobrir os seus erros. Mas, tratar bem é uma característica de pessoas que são curadas por Jesus, são alegres e dinâmicas.


Boa parte de minha caminhada, que em 2011 completa 23 anos, eu tive que interagir com líderes amedrontados com a possibilidade de perder cargos na Igreja. Na verdade, estes líderes sem educação são pessoas que têm medo de se expor ou medo de perder o seu "poderio".


Incrível a falta de "jogo de cintura" de algumas lideranças em lidar com seus coordenados. Simplesmente esnobam ou desvalorizam os serviços prestados por outras pessoas.


A falta de educação é cria da tristeza e da desorientação espiritual. Uma má criação na infância pode gerar filhos mal educados. Contudo, os traumas da caminhada e a dureza do coração devido às "chicotadas" dos irmãos, transformam um bom homem ou uma boa mulher num dos piores carrascos da Igreja.


É fato: a geração dos mal educados ainda persistirá por mais um tempo. Mas, eles serão transferidos ou recolhidos se não "abrirem os olhos" para o Evangelho da caridade.


Importa nesta vida é que façamos a vontade de Deus. Quando estou à serviço do meu Senhor não sou submisso a criatura alguma. Mas, não aos berros, gritos e imposição da minha vontade e sim, pela autoridade espiritual que O Senhor nos dá.


Esta autoridade é dom do alto. Só conhece quem sabe servir a Deus e ao irmão. Ela é utopia demais para aqueles que não se dobram à Cruz. Mas, é semente de novos líderes que sabem se colocar na vestimenta da humildade.


"Que eu saiba amar, Meu Senhor, antes de liderar e de coordenar pessoas. Que eu saiba a diferença entre tratar bem as pessoas e não as coisas. Na Tua Igreja, Jesus, não necessitamos de gestores ou sábios gerentes; necessitamos sim, de homens e mulheres que adorem em espírito e em verdade e, por conseguinte, conduzir pessoas ao Teu amor e ao Teu serviço. Orienta-me, Espírito Santo de Deus".

 

Silvinho Zabisky

Coordenador do Ministério de Artes da Diocese de São Carlos/SP

Fundador da Comunidade BEatitudes